Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
O Cabrião foi um periódico publicado na cidade de São Paulo, no Brasil, à época do Segundo Reinado. Ao custo popular de 5 mil-réis, foi o primeiro jornal brasileiro a utilizar a caricatura com forma de sátira política, tendo sido fechado devido às suas críticas ao Império em seus aspectos político, econômico e social.
Publicado por Angelo Agostini, Américo de Campos e Antônio Manuel dos Reis, circulou semanalmente, aos domingos, de 1866 a 1867, totalizando 51 números. Contou também com a colaboração do caricaturista Huáscar Vergara e do abolicionista Luiz Gama. O primeiro teria substituído Agostini em alguns números do jornal; o segundo publicou poemas satíricos como "Epístola Familiar" (Cabrião, no 12) e "Fidalguias" (Cabrião, no 45), conforme atribuição feita por Délio Freire dos Santos em texto introdutório à versão fac-similar do periódico publicado pela parceria entre Editora da Unesp e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Uma versão digitalizada do jornalzinho também foi disponibilizada pela Biblioteca Brasiliana Mindlin da Universidade de São Paulo.